Jutaí recebe nesta segunda espetáculo de tradições da Cia. Biruta de Teatro

SONY DSC

Lagoa Grande, Santa Maria e Petrolina devem receber o espetáculo

O final de semana foi de vivência teatral no Território Quilombola Águas do Velho Chico, em Orocó, Sertão de Pernambuco. A Cia. Biruta de Teatro vem pesquisando as culturas populares. A ação faz parte da ‘Mostra Biruta 8 anos’ e segue para outras três comunidades, até o dia 29.

Os experimentos cênicos serão apresentados novamente nesta segunda-feira (23), às 19h, no distrito de Jutaí, Lagoa Grande. Depois, seguem para a Ilha do Massangano, em Petrolina, no dia 25, e para Coripós, em Santa Maria da Boa Vista, no dia 28. Além de encerrar a mostra no CEU das Águas, no bairro Rio Corrente de Petrolina, no dia 29. A programação completa da ‘Mostra Biruta 8 anos’ ainda conta com outras atividades e pode ser acessada na página da companhia no Facebook.

Em Orocó, o local foi cedido por uma moradora que abrigou os artistas e o público em seu terreiro, na frente de uma casa rosada. O momento reuniu moradores das cinco comunidades que compõem o território e que viram pela primeira vez uma apresentação que represente suas tradições.

O expectador Alexandre Pereira lembrou dos costumes e legado histórico. “É a nossa cultura, é o nosso povo. Me tocou muito, entende? Porque eles, em curtos minutos, fizeram uma experiência como se eles já tivessem vivido aqui”, completa.

A noite não parou e os moradores se reuniram na escola da comunidade, apresentando trechos de suas manifestações tradicionais, momento em que a Biruta pôde viver um pouquinho mais o lugar. “O fazer teatral é na sua essência o encontro e, no caso do nosso grupo, é vital o encontro com o rio e nossa gente, com suas lutas, mistérios, encantos e tradições. Devolver a eles nossa vivência junto a suas histórias em forma de cena nos faz querer continuar vivos e enraizados no fazer teatral, na margem do nosso Rio São Francisco”, afirma Antônio Veronaldo, diretor da companhia.

Com informações de Ascom

Deixe uma resposta