Laboratório de Meteorologia da Univasf desmente boato sobre temperatura de 47°C em Juazeiro

Temperatura máxima registrada no ano foi de 37.7°C.

Na última semana, circulou em grupos de WhatsApp e em redes sociais a informação de que, entre os dias 06 e 11 deste mês, a temperatura em Juazeiro (BA) e região chegaria a 47°C. No entanto, o Laboratório de Meteorologia (LabMet) da Univasf disse que se tratava de um boato, já que a temperatura, nessa época do ano, varia entre 36 e 40°C.

“Em relação às informações que circularam nas redes sociais, estas, são notícias falsas, também nos telefonaram alguns dias atrás com dúvidas sobre este boato de internet. Nunca a temperatura do ar da nossa região chegou a 47°C”, diz o comunicado.

Ainda de acordo com o LabMet, a temperatura máxima este ano foi de 37.7°C, dia 20 de outubro. No boato era informado que as altas temperaturas se deviam ao fenômeno do equinócio, que nada mais é do que a denominação astronômica para o início das estações de Primavera e Outono.

Já a umidade relativa do ar costuma apresentar valores mínimos nos meses de setembro, outubro e novembro, oscilando ao longo do dia durante estes meses entre, aproximadamente, 25% e 70%. O menor valor registrado este ano foi de 14,1% no dia 25 de outubro.

“A organização mundial de saúde diz que valores abaixo de 60% trazem riscos à saúde da população. Entretanto, nossa região apresenta clima semiárido, portanto, a população local já está habituada aos baixos valores de umidade do ar. Os alertas de baixa umidade costumam ser acionados quando há previsão de que a umidade estará abaixo de 20%”, diz o LabMet.

Ainda segundo o laboratório, quanto a previsão de chuvas, até o momento não há previsão de precipitação até o próximo domingo (17).

Confira o boato

DEFESA CIVIL DE JUAZEIRO BAHIA

ATENÇÃO MORADORES DE JUAZEIRO E REGIÃO

O fenômeno do Equinócio nos afetará nos próximos 5 dias, 06 a 11 de Novembro. Permaneça dentro e mantenha os animais dentro de casa ou protegidos especialmente a partir das 11h. 16h todos os dias. A temperatura irá flutuar e pode atingir 47,5 graus Celsius. Isso pode causar desidratação e insolação facilmente. Este fenômeno é devido ao fato de que o sol está diretamente acima do equador.

Por favor, fique hidratado. Todos devem consumir cerca de 4 litros de líquido todos os dias. Controle da pressão arterial. Muitos podem sofrer uma insolação.

Tome banhos frios o mais freqüente possível. Reduza a carne e aumente frutas e legumes. A onda de calor não é uma piada! Coloque uma vela nova não utilizada fora da área da casa ou da área exposta. Se a vela derreter, está em um nível perigoso.

Coloque sempre um balde ou 2 água pela metade na sala de estar e em cada sala para manter a temperatura baixa. A insolação não apresenta sintomas indicativos. Uma vez desmaiado, é grave e perigoso, já que a falha de um órgão é ativada.

Sempre verifique seus lábios e veja se seus olhos estão afundados por desidratação.

Por favor, informe os outros”

Deixe um comentário