Laboratório do HU-Univasf adquire novos equipamentos e proporciona mais agilidade e segurança nos atendimentos

O Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) fez a aquisição de uma série de materiais e equipamentos para a coleta de sangue para o Laboratório de Análises Clínicas. O HU tem executado uma série de ações que vem promovendo melhorias significativas na unidade.

Um dos materiais adquiridos são os escalpes para a coleta a vácuo, que faz com que o sangue flua para o tubo na quantidade correta para a análise laboratorial. O material usado anteriormente fazia a coleta com a manipulação da seringa o que aumentava o risco de contaminação.

Outro material promete pôr fim à dificuldade para “achar a veia” do paciente, já que em algumas situações é necessário realizar mais de uma perfuração no paciente, causando incômodo. Agora, os profissionais do HU-Univasf terão à disposição um aparelho de ponta para a realização desse trabalho. O equipamento, que custa entre 15 e 20 mil reais, emite uma luz infravermelha que permite analisar e visualizar a vascularização facilitando o procedimento de coleta de sangue.

Segundo a chefe da Chefe de Unidade do Laboratório de Análises Clínicas do HU-Univasf, Cristina Lumi Fukagawa, é mais comum a utilização deste aparelho em unidades ambulatoriais.  O HU é o primeiro hospital público da região a utilizá-lo no serviço direcionado aos pacientes internados.

“Estamos trazendo novos serviços de qualidade no atendimento, para dar mais conforto, rapidez e segurança ao paciente. A chegada da Ebserh vem proporcionando esta evolução. Até então, coletávamos tudo na seringa. Hoje estamos implantando materiais que costumam estar presentes apenas no serviço privado. ”, afirmou, Lumi Fukagawa.

Com informações da ASCOM

Deixe uma resposta