Lactantes de Petrolina pedem prioridade na vacinação contra a covid-19

(Foto: Jonas Santos/Ascom PMP)

Grávidas e puérperas (mulheres que tiveram filho até 45 dias) já estão sendo imunizadas em Petrolina contra a covid-19. Mas as lactantes (mulheres que estão amamentando) também pedem prioridade na imunização. Um grupo formado aqui na região formalizou o pedido à Secretaria de Saúde e aguarda um posicionamento.

A mobilização teve início nas redes sociais e ganhou outras proporções. O tema, inclusive, foi apresentado à Câmara de Vereadores, através de Gilmar Santos (PT), na última semana. “Há diversos estudos científicos que indicam que as mães vacinadas contra a COVID conseguem passar a proteção aos seus bebês por meio do aleitamento materno. Os benefícios são imensuráveis, primeiro porque com uma dose de vacina, duas pessoas são imunizadas: a mãe e o bebê“, diz a carta aberta.

Proteção às mães e aos filhos

As lactantes citam oito motivos para serem incluídas na imunização. Um deles é que “estudos demonstram que a imunização de lactantes permitem o surgimento de anticorpos e a proteção das crianças que mamam através do leite materno”. A reivindicação é que todas as mulheres nesta situação, sejam elas com comorbidades ou não, tenham essa preferência.

Prefeitura se manifesta

O Blog solicitou um posicionamento da Prefeitura de Petrolina. Em nota, a Secretaria de Saúde informou que “a vacinação contra a COVID-19 está sendo realizada de acordo com os critérios estabelecidos pela Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde”.

Deixe um comentário