Lagoa Grande realiza hoje ‘Dia D’ de combate a hanseníase

hanseniase

Nesta sexta-feira (29),  será realizado durante todo o dia, o ‘Dia D’ de Prevenção e  Combate a hanseníase em Lagoa Grande, Sertão de Pernambuco.  Todas as unidades de saúde do município devem participar da ação. A campanha é chamada de “Dia D” da mancha. O objetivo do ‘Dia D”, é estimular a população a cuidar de sua saúde participando desta campanha em toda a rede de saúde da Sede e dos Distritos.

Hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa, com transmissão através do contato prolongado e direto com quem tem a doença e que ainda não está em tratamento ou não está fazendo o tratamento adequadamente. Os sintomas incluem: Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; diminuição da força muscular, como por exemplo a dificuldade para segurar objetos.

A enfermeira e coordenadora da Vigilância em Saúde faz o alerta “O quanto antes soubermos de algum caso para iniciarmos o tratamento, mais rápido será a cura desses pacientes. Lembrando também que a doença pode deixar sequelas se não for tratada corretamente, como pé caído e até cegueira, e, que com a primeira dose da medicação a hanseníase já não é mais transmitida” garante a coordenadora Nayane Bringel.

 A hanseníase tem cura. O tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito através da ingestão diária de comprimidos, podendo durar de seis meses há um ano.

Deixe uma resposta