Lançamento do Novenário e Festa de Nossa Senhora das Grotas acontece segunda

(Foto: Divulgação)

Na próxima segunda-feira (06), às 10h, a Diocese de Juazeiro, Paróquia Nossa Senhora das Grotas – Catedral Santuário Diocesano, vai lançar o Novenário e Festa de Nossa Senhora das Grotas 2018, Padroeira da Diocese e da cidade baiana. Uma coletiva de imprensa será realizada na Brasinha, ao lado da Catedral.

Na oportunidade serão apresentadas as propostas para a festa deste ano – que vai do dia 30 de agosto a 08 de setembro – e as mudanças administrativas com as presenças de Dom Carlos Alberto Breis Pereira, Bispo Diocesano, e do vigário-geral da diocese, Pe. Josemar Mota.

História e desafios

Como se sabe, nos inícios da evangelização nestas margens do Velho Chico foi encontrada em uma grota do rio a imagem da Virgem Maria portando a Boa notícia por excelência: Deus feito carne, nosso irmão.

No menino de Belém e Nazaré nos braços da amorosa Mãe se desvela a face e a ternura daquele que vem ao nosso encontro como Misericórdia e Salvação. Leigos, indígena e vaqueiro, foram os escolhidos para acolher inicialmente esse sinal e transmiti-lo aos frades missionários e aos demais daquela Missão que se iniciava nas terras do Juazeiro.

Passados 312 anos, a ação evangelizadora continua e os desafios não são poucos e sem relevância. A tarefa missionária da Igreja é sua essência e, ao mesmo tempo, uma urgência irrenunciável.

Todos os batizados à medida que se encontram com o amor de Deus em Cristo Jesus revestem-se da bela incumbência de serem sujeitos ativos na evangelização. Todos, clérigos e leigos, têm a mesma dignidade conferida pelo Batismo, a mesma missão de evangelizar e a mesma vocação que é à santidade.

O Concílio Vaticano II – celebrado nos anos 60 – devolveu ao leigo o seu lugar de protagonismo e fez perceber que sem os leigos a Igreja não seria capaz de levar o Evangelho ao mundo, não poderia realizar sua missão.

Leigos ativos e responsáveis firmados em comunidades cristãs onde não são tratados como “cidadão de segunda categoria” tornam-se também testemunhas de serviço e transformação na sociedade, gravemente carente do sabor e da claridade do Evangelho.

“VÓS SOIS TODOS IRMÃOS, SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO” é o desafio que queremos trazer presente nestes dias especiais de Novena e Festa de nossa terna Padroeira, a Senhora das Grotas neste ANO NACIONAL DO LAICATO.

Alegramo-nos com os belos e eloquentes sinais de devoção e afeto para com a Mãe de Deus e “primeira discípula de Jesus” nestas terras juazeirenses. Que esses dias sejam um tempo privilegiado de comunhão fraterna e de revigoramento da nossa vida e Missão de discípulos missionários de Jesus Cristo.

Deixe uma resposta