Leitor critica atendimento em UBS do João de Deus, secretaria de Saúde responde

Um leitor do Blog entrou em contato com a nossa produção através do WhatsApp para se queixar o atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) Álvaro da Rocha, no bairro João de Deus. Ele afirma que diariamente a coordenação da unidade distribui poucas fichas.

Como resultado disso, há pacientes sendo prejudicados no acompanhamento médico. “O primeiro problema é a pequena quantidade de fichas, são apenas 14 fichas para mais de 20 pessoas esperando desde a madrugada, inclusive tem pessoas que chegou aqui desde às 3h”, disse ao Blog.

Outro ponto levantado pelo leitor é que, com a pouca quantidade de fichas, se um morador busca atendimento para ele e outro membro da família não consegue, já que para agendar atendimento é necessário ter o número de fichas igual ao de agendamentos.

Outro lado

Procurada pela nossa produção a secretaria de Saúde informou que por dia são atendidas entre 25 pacientes na UBS. “A Secretaria de Saúde informa que na Unidade de Saúde Álvaro Rocha (Bairro João de Deus), possui dois médicos em sua equipe. Cada profissional atende cerca de 25 pessoas por dia, além das demandas de urgência”, disse em nota.

Ainda segundo a pasta, o atendimento na UBS acata o que é “preconizado pelo Ministério da Saúde, que recomenda que o tempo de atendimento deve ser de 10 a 15 minutos, totalizando cerca de 16 a 20 consultas nas unidades de saúde”, finaliza.

Deixe um comentário