Leitora denuncia maus tratos a animais no Centro de Zoonoses de Petrolina; prefeitura responde

A leitora, que prefere ficar no anonimato, enviou mensagem ao Blog Waldiney Passos denunciando maus tratos a animais que são encaminhados ao Centro de Zoonoses de Petrolina (CCZ), no Sertão de Pernambuco. De acordo com a denúncia, a pessoa levou um gato doméstico, sem ferimentos, ao local e o mesmo saiu de lá com um ferimento no focinho depois de levar uma queda de uma parede com mais de 1 metro de altura. Segundo a leitora,o fato ocorreu por pura displicência do funcionário do Centro. A mesma ainda saiu com um formulário para autorização de eutanásia.

De acordo com a pessoa que entrou em contato com nossa redação, o gato foi capturado em um determinado local, que ela prefere não expor, com suspeita de sarna e levado para o Centro de Zoonoses para avaliação. Segundo ela, o animal foi dentro de uma gaiola, onde ficou se debatendo. Ainda de acordo com a denúncia, mesmo sendo informado que o animal era selvagem e não era acostumado com humanos, chegando ao CCZ, o funcionário abriu a porta da gaiola e soltou o gato em uma sala.

Depois disso, o animal foi contido com um gambão com uma corda no pescoço o que deixou o mesmo se debatendo e agonizando com um grande sofrimento, segundo a denunciante. Depois de alguns minutos um funcionário conseguiu conter o animal pegando-o pelo pescoço. A denunciante conta que houve sucessivos erros do início ao fim do manejo e contenção do animal.

Depois de examiná-lo, relataram que o gato não tinha sintomas de nenhuma zoonose, mesmo a denunciante falando que esse animal teve contato com alimentos de outros animais com suspeitas de outras doenças como a raiva, por exemplo, e o mesmo foi entregue a pessoa que fez esse relato para que o mesmo fosse levado para casa.

Resposta da Prefeitura

Procurada por nossa reportagem, a Secretaria de Saúde de Petrolina, responsável pela administração do Centro de Zoonoses respondeu através de nota que, já identificou a instituição da qual a pessoa denunciante faz parte do quadro e manterá contato para apurar todos os detalhes do ocorrido e adotar as medidas necessárias, caso o fato denunciado seja procedente. Em tempo, o CCZ ressalta que também irá averiguar junto ao colaborador que estava responsável pelos atendimentos no dia, para obter detalhes do atendimento em questão e iniciar uma investigação interna.

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