Lideranças de Petrolina destacam a importância do Líder Comunitário

Pedro Japão, Ana Hélio e Pedro Caldas são líderes comunitários em Petrolina

Nesse 5 de maio é celebrado o Dia do Líder Comunitário, uma figura importante para qualquer cidade. A data foi instituída a partir do decreto de lei nº 11.287, de 27 de março de 2006 e para homenagear essas pessoas que dedicam suas vidas para o bem coletivo, o Blog Waldiney Passos conversou com três líderes de Petrolina.

LEIA TAMBÉM:

Casa Plínio Amorim celebra o Dia do Líder Comunitário no próximo dia 10

Eles são tidos como “porta-vozes do povo” não por menos. Cabe aos líderes apresentar as demandas dos bairros e distritos aos três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário. Para Pedro do Nascimento Silva, o Pedro Japão, líder do bairro Mandacaru, comunidade onde reside há 18 anos, exercer tal função é uma grande responsabilidade, mas também uma honra.

“Tenho imenso prazer em ser líder dessa comunidade, diante dos desafios e das necessidades que os moradores das comunidades adjacentes. Ser porta-voz no dia de hoje não é nada fácil, você se doa, se dedica e entrega à comunidade e nós somos pais e mães de famílias. Deixamos de ter um lazer, para buscar, cobrar as nossas autoridades. Ser líder comunitário não é fácil, muitas vezes eu digo que ser líder é ser um louco, é um desafio”“, disse Japão.

A força delas

O papel de liderança também é exercida pela força feminina. Um exemplo é Ana Hélio, a Ana da Recarga, no bairro Gercino Coelho. Ela é uma iniciante nesse posto, mas tem se destacado. “Entrei quando vi o Gercino Coelho totalmente abandonado, aprendi a correr atrás. Ser líder é liderar e se preocupar com a comunidade. Me procuram para resolver qualquer demanda e estou disposta a ajudar”, afirma.

Doação

Outro líder que conversou com a nossa produção foi Pedro Caldas, do bairro Vila Eulália. Na ótica dele, “um autêntico líder comunitário é aquele que se dedica a lutar pelo bem-estar de sua comunidade, doando seu precioso tempo a ajudar as pessoas e busca mostrar ao poder público a necessidade de políticas públicas. O líder comunitário é o elo entre as autoridades constituídas e as comunidades”.

Um Comentário

  • Michele Matos

    7 de maio de 2019 at 00:36

    Parabéns ao blog Waldiney Passos, por lembrar dos lideres comunitários.
    Pessoa importante dentro das comunidades, deixam seus afazeres para se dedicar aos
    problemas da sociedade trazendo soluções dentro das suas limitações.

    Michele Matos

    Responder

Deixe uma resposta