Lucas Ramos toma posse como Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco

Posse de Lucas Ramos na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. (Foto: Reprodução)

O deputado estadual por Petrolina, Lucas Ramos foi empossado nesta segunda-feira (03), pelo governador Paulo Câmara (PSB), como novo Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) do Estado de Pernambuco. Ele substitui Aluísio Lessa, que retorna a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Na Alepe, Ramos presidia a Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação; com a nomeação, foi publicada no Diário Oficial do Estado no último sábado (1º), Lucas Ramos se afasta das atividades no legislativo. Lucas Ramos, tem 32 anos, é formado em Administração de Empresas pela Faculdade Integrada do Recife e pós-graduado em Comunicação pela ESPM de São Paulo. Na área profissional, fez carreira na publicidade e propaganda.

Na cerimônia de posse, transmitida do Palácio do Campo das Princesas por meio das redes sociais, o ex-secretário Aluísio Lessa fez um balanço das ações realizadas ao longo da gestão da pasta e afirmou que “foi um ano e sete meses de experiências positivas”.

Entre os feitos destacados estão a regulamentação do Marco Legal para Ciência, Tecnologia e Inovação, assinado pelo governador Paulo Câmara, na última sexta-feira (31) e a reativação da unidade de radiologia do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), no Recife.

De acordo com o Blog da Folha de Pernambuco, em seu discurso, o secretário empossado reforçou a necessidade de uma integração entre o governo e as parcerias dos setores público e privado em tempos de “novo normal” e destacou o trabalho dos secretários anteriores. “Olhar para frente significa debater o agora, as novas relações de trabalho, a conectividade digital, o novo consumidor de produtos, serviços e, sobretudo de informações”, disse Lucas Ramos em seu discurso.  “O estado vem desenvolvendo uma política científica bem definida, com total conexão com o mercado”, destacou.

Ramos também destacou as dificuldades que as startups têm para se estabelecer no mercado e prometeu buscar soluções para atender o setor. O secretário falou sobre a importância das universidades públicas e afirmou que, em seu trabalho, buscará integrar instituições públicas e privadas na “formação de uma grande rede”.

“Através da ciência tecnologia podemos encontrar alternativas. Para tanto, é imprescindível o apoio da academia. Precisamos valorizar o servidor público que se dedica à pesquisa científica, assim como aquele que, dentro ou fora da sala de aula estimula mentes na busca por soluções. O mercado também precisa fazer parte desse processo. Temos clientes à espera de produtos e serviços inovadores, criativos e acessíveis. Essas pessoas esperam que o governo exerça seu papel de mediador”, afirmou Ramos.

O governador Paulo Câmara destacou, na cerimônia, a importância da ciência no desenvolvimento das cidades e das zonas rurais do estado e as dificuldades impostas pela crise sanitária causada pela pandemia da Covid-19. “A pandemia nos mostra a importância do pensar, da ciência, de um planejamento de médio e longo prazo”, disse Paulo Câmara.

Deixe um comentário