Luta contra tráfico de pessoas ganha sede em Salvador

pelourinho

O núcleo funciona de segunda a sexta-feira, na rua Frei Vicente./ Foto: internet

O Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Estado da Bahia (NETP-BA), localizado no Pelourinho, foi reaberto nesta sexta (29) como parte do encerramento da campanha “Coração Azul”.

A ação, que teve o objetivo  de combater e prevenir o tráfico humano – prática criminosa considerada uma das mais graves violações dos direitos humanos -, promoveu durante toda a semana cursos de formação, capacitação de gênero e atividades de mobilização social, além de panfletagem nos terminais rodoviários do estado e no terminal marítimo da capital.

“Passamos a contar com uma equipe multidisciplinar, que vai fortalecer o nosso trabalho de prevenção e de amparo a essas vítimas, que serão encaminhadas a órgãos competentes. Na Bahia, foram localizadas cerca de 30 rotas que são utilizadas para o tráfico. A maioria está localizada em regiões carentes”, afirmou o Secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS ), Geraldo Reis.

O núcleo funciona de segunda a sexta-feira, na rua Frei Vicente, e conta com uma equipe formada por psicólogo, assistente social e advogado, responsável por encaminhar os casos de tráfico de pessoas aos órgãos competentes nas esferas de governo municipal, estadual e federal.

O NETP-BA registrou, no segundo semestre de 2015, cerca de 78 casos de tráfico humano de vários gêneros, dentre eles exploração sexual, adoção ilegal e trabalho em condição análoga a de escravo.

Com informações de A Tarde

Deixe um comentário