Mãe denuncia falta de medicamento fornecido pelo Governo de PE; SES afirma que já comprou remédio

Medicamento está em falta desde novembro passado, afirma mãe (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Uma mãe de Petrolina está preocupada com a saúde do seu filho. O garoto de seis anos, cuja identidade será mantida em sigilo, tem fibrose cística e faz uso do medicamento Creon Pancreatina. O remédio está em falta no Estado desde novembro passado, interrompendo o tratamento dos pacientes  – em sua maioria crianças – em Pernambuco.

“A gente está esperando esse remédio desde novembro, tem uma associação em Recife que entrou na Justiça e ficou de comprar até dezembro. O que aconteceu é que o Governo [de Pernambuco] resolveu prolongar o prazo [para compra] e a gente não pode esperar mais. Já arrumei confusão com a Farmácia do Estado aqui, mas não é com eles. É o SUS que não está comprando esse medicamento“, afirmou a mãe.

A fibrose cística é uma doença genética, crônica, que afeta principalmente os pulmões, pâncreas e o sistema digestivo, afetando principalmente as crianças. Sem previsão de quando a Secretaria Estadual de Saúde (SES) fará aquisição do medicamento, a mãe pediu ajuda ao Blog Waldiney Passos.

Fornecedor está com problemas na aquisição de insumo

Procurada pelo Blog, a SES afirmou em nota que “já realizou a compra da Pancreatina (nome comercial Creon) para beneficiar os pacientes com fibrose cística”. Contudo, o fornecedor está com problemas e isso motivou o atraso na produção do medicamento utilizado no tratamento da fibrose cística.

Confira a seguir a resposta do Governo de Pernambuco:

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informa que já realizou a compra da Pancreatina (nome comercial Creon) para beneficiar os pacientes com fibrose cística. No entanto, o fornecedor do medicamento, que faria a entrega do fármaco no início de janeiro, informou que o laboratório que fabrica o insumo está com problemas para garantir o abastecimento. A SES-PE está em diálogo com o fornecedor para que a situação seja resolvida no menor tempo possível.

A SES-PE ressalta que em 2019 montou uma força-tarefa para reestruturar a Farmácia de Pernambuco e manter os estoques de medicamentos permanentemente abastecidos. Além de reforçar o monitoramento do abastecimento e aprimorar os processos de trabalho, o Governo do Estado investiu, apenas no ano passado, mais de R$ 135 milhões na compra de medicamentos –  quantitativo 165% superior ao montante de 2018. Desta forma, atualmente, a Farmácia de Pernambuco está abastecida com 78% dos fármacos sob responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde. Com o processo de adequação de dosagens, que garante o fornecimento com segurança aos pacientes, o abastecimento do serviço estadual está em 89%”. 

Deixe um comentário