Mães podem contribuir com o Banco de Leite do Hospital Dom Malan

Doar é um gesto que pode salvar vidas. No caso do Banco de Leite Materno (Biama) do Hospital Dom Malan/IMIP, uma simples ação pode contribuir para a vida de recém-nascidos atendidos no hospital.

Criado em 1995 como Banco de Incentivo – espaço de orientação às mães – o espaço se tornou um Banco de Leite em 1998. Atualmente o Biama coleta leite materno, presta orientações às mães e realiza trabalhos informativos em instituições de ensino como faculdades da região.

Como funciona

O estoque do Banco é mantido através de doações. Mães saudáveis e com leite excedente podem contribuir com o Biama. De acordo com a Enfermeira Chefe do Biama, Kaliane Gomes Medeiros, o procedimento para ser uma doadora é muito simples.

“As mães podem vir ao Banco e caso ela não tenha condições de vir, nossa equipe vai até a residência para coletar o leite. Nós levamos todo o material para coleta, inclusive máscaras e luvas e orientamos a mãe”, explica a Enfermeira Chefe.

Além de ser saudável, a mãe não deve fazer uso de medicamentos, ingestão de bebida alcoólica ou drogas. A doadora será submetida a exames para verificar o índice de hemoglobina e hematócrito, HIV e hepatite B.

“No caso do cigarro e da bebida alcoólica nós ainda temos uma tolerância que é de ingestão de menos de duas doses se álcool e menos de 10 cigarros por dia”, destaca Kaliane.

Estoque

O estoque ideal de leite no Biama é de 50 litros por mês, porém, até esse ano o Banco ficou distante do ideal. Segundo Kaliane Gomes, hoje o estoque é de 10 litros, por isso a contribuição das mães é importante.

O leite armazenado no Biama alimenta crianças no Hospital Dom Malan e de cidades da região, especialmente recém-nascidos cujas mães não conseguem amamentar os bebês e crianças pré-maturas.

A mãe residente em Juazeiro e Petrolina que possa doar leite pode ir até o Biama, de segunda a segunda, das 7h às 18h ou agendar uma visita da equipe pelo telefone (87) 3202-7002. A coleta é feita duas vezes por semana, nas terças e sextas-feiras.

Deixe um comentário