Mais de 100.000 atendimentos e 6 mil cirurgias foram realizados pela UPAE Petrolina em 2015, aponta unidade

UPAE Petrolina

Através de um balanço feito pela Unidade de Pronto Atendimento e de Atenção Especializada de Petrolina (UPAE Dr. Emanuel Alírio Brandão) foram registrados mais de 100.000 atendimentos em 2015, com uma média de 8.500 mensais. Este número divide-se em 87 mil consultas clínicas, mais de 7 mil atendimentos odontológicos e 8 mil entradas na assistência social, aproximadamente.

Em termos de procedimentos – que envolve radiologia, exames laboratoriais, nebulização, eletrocardiograma, medicação e sutura/curativo – foram contabilizados 557.350; consultas não médicas e sessões de fisioterapia fecharam um total de 11 mil; além de mais de 6 mil cirurgias, divididas entre as especialidades: Geral, Vascular, Dermatológica, Oftalmológica, Otorrino, Urológica, Gastro, Ginecológica e Proctológica.

A UPAE, tem como missão atender às necessidades terapêuticas dos pacientes, assim como prestar assistência à saúde dos usuários do SUS da VIII GERES (que abrange os municípios de Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista), nas áreas de urgência e emergência, ambulatório de especialidades e Serviço de Apoio à Diagnose e Terapia (SADT), com ética e humanização.

A Coordenadora Geral da UPAE, Magnilde Alves, destaca que desde que foi inaugurada, em julho de 2013, até o último balanço feito em dezembro de 2015, a UPAE realizou mais de 230 mil atendimentos, entre clínica médica e odontologia; foram executados 36.250 exames e 3.484 eletrocardiogramas. “Temos uma média de 350 atendimentos por dia e cerca de 90% dos usuários são pacientes que residem no município de Petrolina. Além disso, temos uma taxa de apenas 2,43% de remoções, demonstrando uma grande resolubilidade dentro da própria unidade. Os números são positivos e nós continuamos trabalhando para oferecer um serviço de qualidade à população”, afirma a Coordenadora.

Funcionamento

O serviço de Pronto Atendimento da UPAE Petrolina funciona 24 horas e adota o protocolo de Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR – IMIP), em conformidade com as Diretrizes da Política Nacional de Atenção às Urgências.

Já o setor de Atenção Especializada oferece um serviço de saúde de alta resolubilidade em diagnóstico e orientação terapêutica para as seguintes especialidades médicas: Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Vascular, Cirurgia Geral, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Hematologia, Infectologia, Nefrologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Proctologia, Reumatologia e Urologia. As vagas disponibilizadas mensalmente são informadas à Central de Regulação até o dia 19 de cada mês.

Os pacientes são encaminhados pelas Unidades de Saúde da Família através das Secretarias Municipais, com agendamento eletrônico (SISREG) para atendimento na UPAE, com dia e hora marcada, dentro do horário de funcionamento do serviço de Atenção Especializada, que é de segunda à sexta, das 7 às 19h.

Com informações da Ascom

Deixe uma resposta