Mais de 30 mil eleitores terão títulos cancelados em Juazeiro por não fazerem o recadastramento biométrico

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Dos 155.362 eleitores de Juazeiro (BA) aptos a votar, 34.212 ainda não tinham feito o recadastramento biométrico até o fim da manhã desta quinta-feira (31), último dia para realizar o procedimento.

Segundo o chefe do cartório da 48ª zona eleitoral, Jurandir Carvalho Gonçalves, a meta do Tribunal Regional Eleitoral (TER) da Bahia, é recadastrar pelos 80% dos eleitores do município de Juazeiro. O que deve ser alcançado até o fim do expediente de hoje.

De acordo com Jurandir, até a noite desta terça-feira (30), 78% dos eleitores já haviam feito o recadastramento. Um percentual que corresponde a 121.150 pessoas.

Hoje, foram distribuídas 1.400 fichas, incluindo o Fórum Eleitoral e os postos que funcionam no IFBA, na Escola Municipal Maria Mazarelo, bairro João Paulo II e no posto do SAC. “Todas as pessoas que estiverem com ficha, serão atendidas”, garantiu Jurandir Carvalho.

Jurandir Carvalho, chefe da 48ª zona eleitoral. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Ainda segundo o chefe do cartório, não há previsão de prorrogação do prazo para quem não conseguir se recadastrar nesta quinta-feira e durante todo o mês de fevereiro, os cartórios ficarão sem atender ao público.

Quem não fizer o procedimento, o título será cancelado automaticamente.

Quem perder o prazo não pagará multa, mas terá alguns impedimentos por causa do cancelamento do documento.

Não poderá abrir conta em banco ou pegar empréstimo bancário, não poderá tirar passaporte e nem assumir cargo conquistado através de concurso público.

Porém, quem tiver o título cancelado, poderá revalidar o documento a partir do dia primeiro de março, quando os cartórios voltarão a atender os eleitores para revisão do documento, retirada de 2ª via, transferência e inscrição para o primeiro título. O prazo para esses procedimentos vai até 9 de maio.

Deixe um comentário