Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Mais um incêndio atinge comunidade dos Pankararu

(Foto: Reprodução/Internet)

Um incêndio na noite de Natal (25) atingiu a Escola Estadual Indígena José Luciano, localizada no território Pankararu, no Sertão de Pernambuco. Esse é o terceiro caso semelhante registrado na cidade de Jatobá, onde os Pankararu residem.

O primeiro caso aconteceu em outubro, quando a Unidade de Saúde da Família e a Escola Municipal de Jatobá foram alvo de um incêndios. No começo de dezembro a igreja da aldeia foi vandalizada e teve seus vidros e portas quebradas.

“O incêndio foi nos mesmos moldes de outros ataques, em datas especiais, quando as pessoas estão distraídas durante a noite. Houve perda total de mesas, cadeiras, material escolar, o teto caiu”, relatou uma testemunha que não quis se identificar.

Os Pankararu utilizaram as redes sociais para desabafar e cobrar ação das autoridades. “A gente já não tem mais o que dizer além de que já passou dos limites. Agora são duas escolas, uma unidade de saúde e uma igreja incendiadas. Estão nos atacando onde nos é mais frágil: saúde, educação e fé. A população da aldeia Caldeirão agora segue em vigilância constante pra proteger a igreja da comunidade até que o Estado, a Polícia, a Justiça façam o seu trabalho de verdade. Seguiremos unidos, de pé e cabeça erguida”, relata a publicação no Facebook.

A Polícia Federal informou em nota estar investigando o fato, através da delegacia de Salgueiro. Por outro lado a secretaria de Educação do Estado (SEE) lamentou o fato. “Gerência Regional de Educação Submédio São Francisco enviou uma equipe nesta manhã para avaliar a situação da unidade e tomar as medidas cabíveis. A pasta afirma ainda que um boletim de ocorrência foi registrado e o caso está sendo investigado pela polícia”, afirmou a nota.

Com informações da Folha de Pernambuco

Deixe uma resposta