Marina chama resultado do julgamento do TSE de ‘fatídico’ e teme descrença da sociedade

(Foto: Internet)

Candidata derrotada no primeiro turno da eleição presidencial de 2014, a ex-senadora Marina Silva, porta-voz da Rede Sustentabilidade, qualificou como “fatídico” o julgamento da chapa Dilma-Temer, que foi absolvida, por quatro votos a três, pelos ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na noite de sexta-feira (9).

A chapa formada pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e seu então candidato a vice, o presidente Michel Temer (PMDB), foi acusada do crime de abuso de poder político e econômico por meio de financiamento ilegal da campanha. No julgamento, o TSE ainda rejeitou a cassação do mandato do presidente e a inelegibilidade de Dilma e Temer.

“O reconhecimento da gravidade dos crimes por todos os ministros e a necessidade de uma punição severa pela Justiça criminal parece não ter servido de peso e medida para defender nossa democracia da fraude pelo abuso do poder político e econômico”, escreveu Marina em sua página no Facebook.

Marina, que teve alta hospitalar na sexta após ficar seis dias internada após sentir dores abdominais, considerou o resultado um item de um “ciclo cínico”. “A esperança de ver nosso país trilhando novos caminhos ou pelo menos outras maneiras de caminhar, como disse o poeta Thiago de Mello, está sendo colocada à prova, infelizmente”.

A ex-senadora defendia a cassação da chapa “como a melhor saída para a grave crise política, econômica, social e ética que o país vive”. Ela elogiou o trabalho do relator da ação, o ministro Herman Benjamin, e dos outros dois integrantes da Corte que acompanharam seu voto: Luiz Fux e Rosa Weber, ambos também membros do STF (Supremo Tribunal Federal). Ela, porém, não fez críticas diretas aos ministros Tarcisio Vieira, Admar Gonzaga, Napoleão Maia, e Gilmar Mendes.

Fonte Folha de SP

Deixe um comentário