Marquinhos Amorim reforça solicitações de colegas e cobra convocação de ACS e ACE em Petrolina

Marquinhos Amorim (Republicanos) foi mais um a cobrar a convocação dos candidatos aprovados no último concurso público para contratação de agentes de Endemias (ACE) e agentes Comunitários de Saúde (ACS), em Petrolina. Na sessão de terça-feira (15), o edil solicitou urgência da Prefeitura.

LEIA TAMBÉM

Manoel da Acosap volta a cobrar convocação de ACS pela Prefeitura

“Que ocupem os cargos vagos nas diversas áreas do nosso município“, destacou o edil durante a justificativa do Requerimento n° 332/2021. Gilmar Santos (PT) fortaleceu o pedido do colega e enfatizou que tal convocação é um direito garantido aos candidatos.

Cobrança reforçada

“São trabalhadores que prestam serviço à prevenção, que vão de casa em casa. Quero reforçar ao prefeito Miguel Coelho e à secretaria Magnilde [Albuquerque], as vozes que já se apresentaram aqui, em favor dos agentes comunitários e os agentes de endemia que estão mais de uma vez, exigindo o cumprimento do direito. A gente força junto com os demais vereadores sobre a importância dessa pauta“, afirmou.

Após a fala de Gilmar, Manoel da Acosap (DEM) que há poucas sessões fez uma cobrança semelhante, falou como representante da categoria e afirmou que teve uma reunião com a secretária de Saúde reivindicando as nomeações.

Nós temos aproximadamente 70 vacância de cargos de agentes comunitários. Tive o cuidado de sentar junto com a Acosap de juntar documentos de 2013 para cá, porque houve concurso de preenchimento de vagas até 2012. De 2013 para cá, nós tivemos 28 ACS aposentados, 29 ACS exonerados, 11 ACS falecidos e dá o total de 68 e já temos 26 processos em aberto de ACS para se aposentar. Eu compreendo a nossa secretária, ela tem que levar essa demanda ao procurador e preencher essas vagas“, destacou.

Deixe um comentário