Médico de Juazeiro relata infecção pela Influenza e cobra ações preventivas da SESAU

O médico Ivan Galvão, de Juazeiro (BA), relatou ao Blog nesta terça-feira (4), que está infectado com o vírus Influenza A, chamada de H3N2. Segundo o profissional de saúde, seus sintomas são leves. Na conversa com nossa equipe, ele demonstrou preocupação e cobrou ações da Prefeitura.

“Aguardamos medidas por parte da Secretaria de Saúde de Juazeiro, que deverão ser anunciadas em breve (precisamos de testes rápidos para o vírus influenza nos serviços públicos de saúde e da disponibilização do medicamento específico para o tratamento dos casos graves). Existe medicamento específico para esse tipo de vírus, o qual está esgotado nas farmácias e só é disponibilizado pelo SUS para os pacientes dos grupos de risco. No entanto, já fomos avisados de que o estoque no município é pequeno”, contou.

O que diz a SESAU?

Em nota, a Secretaria de Saúde (SESAU) rebateu algumas das colocações do médico. “A Secretaria de Saúde de juazeiro esclarece que a medicação para tratamento de Influenza já é fornecida pelo município à rede especializada, a pacientes com quadro graves hospitalizados, e grupos prioritários (hipertensos, diabéticos, imunossuprimidos, entre outros). Essa orientação é da nota técnica da Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB). Sobre a testagem, os testes para Influenza são realizados em pacientes que evoluem com gravidade e que têm teste antígeno negativo para Covid -19″.

Deixe um comentário