Medidas adotadas pelo eleitor podem tornar votação mais ágil

(Foto: Internet)

Para evitar atrasos e facilitar a votação deste domingo (28), o eleitor pode tomar algumas medidas simples que contribuirão para tornar mais ágil a eleição. Verificar antecipadamente o local de votação e levar um documento oficial com foto são duas medidas eficazes nesse sentido.

Para obter o endereço da seção eleitoral em que vota, basta consultar a página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet, clicar no link “Título e local de votação” e preencher os campos “nome” ou “número do título de eleitor”, “data de nascimento” e “nome da mãe” e solicitar a pesquisa. O ideal é fazer a consulta previamente para evitar momentos de sobrecarga da página. Os portais de internet dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs)  também têm uma seção dedicada a esse serviço.

O eleitor que fez o cadastramento biométrico também poderá votar usando o e-Título, aplicativo móvel que permite baixar a via digital do título de eleitor. Para quem realizou a biometria (processo de identificação pelas digitais), o e-Título já vem com foto, o que dispensa a apresentação de outro documento oficial.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta eleição, 87,3 milhões de eleitores podem ser identificados biometricamente, dos quais 73,6 milhões votarão em 4.326 municípios já equipados com o sistema.

Outra medida que o eleitor pode tomar para votar com mais rapidez é fazer a conhecida “cola eleitoral”, ou seja, levar consigo até a urna um lembrete com os nomes e os números de seus candidatos anotados.

Com informações do TSE

Deixe uma resposta