Miguel Coelho celebra portaria do Governo Federal que autoriza mudança de função a UPAs não utilizadas

Petrolina já tem UPA e UPAE funcionando e novo prédio servirá para Casa de Parto (Foto: Internet)

Durante a visita sua visita à Petrolina nessa quinta-feira (22), o ministro da Saúde Gilberto Occhi conheceu o canteiro de obras da Casa de Parto, onde antes funcionaria uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Essa mudança de função poderá ser repetida em outros municípios do país após o Governo Federal publicar uma portaria oficializando a medida, assinada por Occhi.

LEIA TAMBÉM:

Ministro da Saúde visita Petrolina, anuncia serviços e habilitação do Hospital Dom Tomás

Estima-se que 145 UPAs estão prontas no Brasil, porém sem funcionar. Somente em Pernambuco são nove unidades, uma delas aqui na cidade e na sua fala durante a solenidade no Hospital Dom Tomás, Miguel Coelho agradeceu ao ministro Occhi por autorizar a mudança de função das UPAs.

“Petrolina tem hoje a segunda maior maternidade do Estado, a gente vê o Dom Malan super lotado. O Dom Malan não é um hospital ruim, é um hospital extremamente lotado que recebe pessoas de vários municípios. Nós temos que buscar uma solução para ajudar não só o Dom Malan, mas ajudar as mães que querem ter seus filhos com segurança”, ressaltou Miguel.

Segundo o prefeito, a mudança se faz necessária já que Petrolina possui não apenas uma UPA, como também uma UPAE e outras unidades especializadas em atendimentos de emergência, como o Hospital Universitário. Porém faltava um apoio maior na infância.

“Eu tenho certeza que a portaria que o senhor assinou no início desse mês foi um pedido nosso, Petrolina já tem uma UPA, o Hospital Universitário já cuida da traumatologia e a gente está precisando é de um centro de atendimento às mulheres, estamos precisando de uma Casa de Parto humanizada e isso o senhor autorizou”, destacou Miguel.

Deixe um comentário