Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento visita Petrolina e Juazeiro nesta semana 

(Foto: Internet)

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) inicia nesta quarta-feira (2), nova missão exploratória no Nordeste brasileiro. O objetivo é conhecer iniciativas de sucesso implementadas nos estados de Piauí, Pernambuco e Bahia que poderão ser replicadas para outras áreas da região por meio do projeto estratégico AgroNordeste, lançado oficialmente no final da tarde de hoje (1º) pelo presidente da República Jair Bolsonaro (PSL), em solenidade no Palácio do Planalto.

O AgroNordeste pretende impulsionar o desenvolvimento econômico, social e sustentável do meio rural e será implantado em 2019 e 2020 em 230 municípios dos nove estados do Nordeste, além de Minas Gerais, divididos em 12 territórios, alcançando uma população rural de 1,7 milhão de pessoas.

A comitiva do Mapa parte de Teresina e vai para Parnaíba, no Piauí, passa passa pela Bahia e será finalizada na tarde de sexta-feira (4) em Petrolina- (PE). O grupo é formado pelo secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério, Fernando Camargo; pelo presidente da EMBRAPA, Celso Moretti; pelo diretor do AgroNordeste, Danilo Forte; pela diretora do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação, Mariane Crespolini; pelo diretor de Departamento de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas, Orlando Castro; e pelo coordenador de Instrumentos de Agricultura Irrigada,  Valdir Juswiak.  Em Petrolina, a equipe será reforçada com as presenças do chefe-geral da Embrapa Semiárido, Pedro Carlos Gama da Silva, e dos superintendentes do BNB de PE, Ernesto Lima Cruz, e da Bahia, José Gomes da Costa.

Na quinta-feira (3), as visitas começarão no distrito de irrigação Senador Nilo Coelho, em Petrolina. O grupo se reúne primeiro com gestores do distrito e da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina e depois conhecerá uma área de pequeno irrigante produtor de frutas. Em seguida, as autoridades do Mapa terão um encontro com produtores e exportadores de frutas do Vale do São Francisco e visitarão uma área industrial de produção de suco de uvas.

Pela tarde, a comitiva começará se deslocando para outra empresa exportadora, a Special Fruit, no perímetro irrigado de Mandacaru, em Juazeiro (BA); e seguirá para outro distrito de irrigação baiano, o de Maniçoba, finalizando os trabalhos no Centro de Excelência da Fruticultura do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Juazeiro. Na sexta-feira (4), o último dia da comitiva será marcado com uma visita ao campo experimental da Embrapa Semiárido, no perímetro irrigado de Bebedouro, em Petrolina. O grupo vai conhecer pesquisas importantes de convivência com a seca no Semiárido e discutir novas oportunidades na programação da Embrapa para a região. Ao final da manhã a equipe retornará para Brasília (DF).

Deixe uma resposta