Ministério da Saúde autoriza ampliação da rede de saúde bucal em Petrolina

Nesta quarta-feira (21), o Ministério da Saúde publicou uma portaria autorizando o credenciamento de sete equipes de saúde bucal. A ação permitirá o aumento da cobertura no município.

Atualmente, a cobertura de saúde bucal em Petrolina é de 51%. No início da gestão, em 2016, esse número era de 32%. A expectativa é chegar a 80% nos próximos quatro anos. Nos últimos quatro anos, a rede também foi totalmente reestruturada com a troca de equipamentos nos consultórios da rede especializada e Atenção Básica. Já está prevista a renovação de mais 20 consultórios, completando 100% de reestruturação da rede.

Petrolina possui dois Centros de Especialidades Odontológicas. O CEO Tipo 2, que foi reativado pela gestão do prefeito Miguel Coelho, em 2017, possui cinco consultórios odontológicos e está situado na Avenida Fernando Góes, Centro, ao lado do ambulatório do Dom Malan. Já o CEO Tipo 3, com sete consultórios odontológicos, funciona na Rua Antônio Padilha, nº 30, Vila Mocó, próximo ao Estádio Paulo Coelho. Para ter acesso aos CEOs Tipo 2 e 3 os pacientes devem ser encaminhados pelos profissionais das unidades básicas de saúde.

Serviços inéditos

No CEO Tipo 3, por exemplo, a prefeitura oferta serviços inéditos, como a ortodontia preventiva e o tratamento de disfunção temporomandibular (DTM). Além dessas duas novas especialidades, o serviço de prótese dentária foi reativado pela gestão do prefeito Miguel Coelho.

Outro serviço inédito é o atendimento odontológico para pacientes com Covid-19 que estão internados no Hospital de Campanha, além da distribuição de kits de higiene bucal.

Deixe um comentário