Ministério da Saúde desiste de extinguir secretaria da Saúde Indígena

Índios interditaram BR-428 (Foto: Blog Didi Galvão/Reprodução)

O Governo Federal recuou da decisão de extinguir a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) após manifestações que os índios de todo país fizeram nessa semana. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta na quinta-feira (28).

A pasta organiza uma reestruturação interna. A ideia era extinguir a secretaria criada em 2010 e transformá-la em um departamento dentro de outra secretaria que deve ser criada nos próximos dias, dedicada à atenção básica. Atualmente, a Sesai coordena 34 Dseis (distritos sanitários indígenas) e outras estruturas, as quais respondem pelo cuidado de 765 mil índios de 305 etnias espalhadas pelo país.

LEIA TAMBÉM:

Cabrobó: índios Trukás interditam BR-428 em manifestação contra governo Federal

“O ministério achava que deveria somar na nova secretaria nacional de atenção básica a indígena. Como os indígenas achavam que a secretaria de saúde indígena deveria permanecer, porque isso é uma luta histórica, porque isso é simbólico e ali se reforça sua cultura e identidade, nós vamos manter a secretaria”, disse o ministro nas redes sociais.

Uma das manifestações aconteceu aqui na região, quando índios da tribo Truká interditaram a BR-428 na altura de Cabrobó, cobrando a mudança de decisão do Governo Federal. (Com informações da Folha de Pernambuco).

Deixe um comentário