Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Ministério da Saúde pretende combater fake news com serviço pelo WhatsApp

(Foto: Ministério da Saúde)

A circulação de notícias falsas tem aumentado de forma significativa, e quando o assunto é saúde, a situação é ainda mais preocupante. Pensando nisso, o Ministério da Saúde criou um serviço em que usuários podem checar informações sobre saúde pelo WhatsApp.

O anúncio foi feito na última segunda-feira(27) pelo Ministério da Saúde. De acordo com a pasta, o canal funcionará da seguinte forma: basta adicionar gratuitamente o número (61) 99289-4640 aos contatos do celular, enviar pelo whatsApp, um link, informações ou foto para verificação. A partir dos recebimentos o conteúdo será apurado junto às áreas técnicas do órgão e devolvido ao cidadão com um carimbo que informa se é falso ou não. Dessa maneira, será possível compartilhar a informação de forma segura.

Leia Também

Alerta: Mensagem de whatsApp sobre desaparecido em Petrolina, pode ser fake news

No comunicado, o diretor de Comunicação Social da pasta, Ugo Braga, classifica as chamadas fake news como “praga da modernidade” que vem sendo usada de toda forma para manipular, enganar, iludir e prejudicar. “No caso da saúde, é muito mais grave, porque a notícia falsa mata”, reforçou, ao citar o WhatsApp como principal veículo de transmissão de notícias falsas.

As notícias analisadas pela equipe do ministério também estarão disponíveis no endereço saude.gov.br/fakenews e nos perfis do ministério nas redes sociais.

Fonte: Agência Brasil

Deixe uma resposta