Mutirões da Secretaria de Saúde atendem cerca de três mil pacientes em Petrolina

O programa de mutirões acontece uma vez por mês. (Foto: ASCOM)

Através do programa ‘Novo Tempo na Saúde’, a Prefeitura de Petrolina vem eliminando uma grande fila de espera encontrada na Secretaria de Saúde do município, além de levar os serviços da pasta para dentro das comunidades, proporcionando um serviço acolhedor e de qualidade. Durante este final de semana, foram realizados três mutirões: Construindo Novo Tempo na Saúde; Mutirão do Sorriso e o Saúde em Dia.

O prefeito Miguel Coelho vem acompanhando de perto os mutirões realizados nos bairros. Segundo o gestor, a ideia é intensificar os atendimentos até o final do ano para reduzir o passivo acumulado nos últimos anos.

“Não é fácil com todas as dificuldades naturais que uma prefeitura já tem assumir a saúde municipal com mais de 75 mil procedimentos engavetados. Tinha gente esperando há oito anos por uma cirurgia. Então, esses mutirões são mais do que uma ação estratégica, são uma necessidade para reduzir as filas. Felizmente, estamos evoluindo de forma rápida e a população já sente que a saúde entrou num ritmo novo”, ressaltou o prefeito na visita ao mutirão do José e Maria.

Construindo Novo Tempo na Saúde

O projeto, que vem passando por diversas áreas de Petrolina, foi realizado neste sábado (23), no Alto do Cocar, em comemoração ao aniversário do bairro, com 2.500 atendimentos. Foram oferecidos serviços de beleza; aferição de pressão arterial; orientações com nutricionista; psicólogo; avaliação de hanseníase; palestra com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência sobre primeiros socorros; entre outros.

“Estamos felizes com o resultado desses mutirões. Foi uma forma que encontramos para amenizar o caos encontrado por essa gestão na área da saúde em Petrolina, com guias paradas desde 2011. Vale ressaltar que, ao mesmo tempo que estamos realizando esses mutirões, estamos melhorando os serviços oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde. Petrolina merece uma saúde pública de qualidade”, destacou a secretária de saúde, Magnilde Albuquerque.

O programa de mutirões acontece uma vez por mês e tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de ter uma vida saudável ofertando também atendimento médico e assistência social. O projeto já foi realizado no Centro; Jardim Petrópolis; Pedra Linda e Dom Avelar.

Saúde em Dia

Ainda nesta final de semana foi realizado mais uma edição do projeto ‘Saúde em Dia’ no Hospital Geral de Urgência (HGU). Até o momento já foram realizados cerca de 400 atendimentos. A ação é fruto do projeto desenvolvido pelo Poder Executivo e aprovado pelos vereadores que autoriza a Secretaria de Saúde firmar acordos de cooperação técnica com hospitais, clínicas e consultórios particulares permitindo a compensação de Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) vencido.

Mutirão do Sorriso

A segunda edição do Mutirão do Sorriso foi realizada no bairro José e Maria e contou com a participação do prefeito Miguel Coelho, o ministro Fernando Filho e do senador Fernando Bezerra Coelho. Foram dois dias, com cerca de 350 atendimentos odontológicos. A iniciativa vai levar durante quatro finais de semana mutirões de odontologia para áreas estratégicas do município. O objetivo é universalizar o acesso ao tratamento odontológico e reduzir a demanda de atendimentos dos moradores.

O próximo contemplará a área rural, nas localidades de Pau Ferro e Rajada, e também na zona urbana no bairro Vila Eduardo. O serviço será oferecido no sábado (30) e domingo (01/10), das 8h às 16h.

Deixe uma resposta