Nadador Lourival Quirino irá conduzir a Tocha Olímpica em Juazeiro

 TOCHA OLIMPICA  juazeiro

O Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 divulgou nesta quarta-feira (24), o roteiro completo do revezamento da tocha olímpica no Brasil. Ela estará no Estado da Bahia de 19 a 26 de maio, passando por 26 cidades, entre elas Juazeiro, onde a tocha chega no dia 26.

Um dos condutores da tocha no município será o nadador e campeão da Copa Brasil 2015, Lourival Quirino.  De acordo com o atleta, ele foi um dos primeiros a ser escolhido da região Norte da Bahia. “Um amigo quem fez a minha inscrição no site Rio 2016. Quando recebi a notícia, foi uma surpresa maravilhosa. Estou muito ansioso para participar do revezamento, é um momento único para um atleta, todos queriam ter esta oportunidade”, comemorou Lourival. O atleta juazeirense já foi campeão por cinco anos, das oito etapas que participou da Travessia Mar Grande Salvador, entre outras vitórias em competições aquáticas no país.

lourival quirino tocha olimpica

O secretário de Educação e Esportes – SEDUC, Clériston Andrade destacou a importância do evento esportivo para Juazeiro e a Bahia. “O mundo inteiro vai acompanhar o roteiro do revezamento da Tocha Olímpica, e Juazeiro estará representando muito bem o nosso país, por ser um município que se destaca na economia, na geração de empregos, na educação, além do esporte onde vários atletas saíram daqui para fazer sucesso no mundo, a exemplo do jogador Daniel Alves”, disse o secretário, que parabenizou o nadador por ter sido selecionado. “É um orgulho para todos nós, ele é o maior nome da natação juazeirense. O Governo Municipal tem apoiado o Esporte e os atletas da nossa cidade”, afirmou Clériston.

A tocha será acesa no dia 21 de abril, na cidade grega de Olímpia, e segue para Laussanne, na Suíça, onde fica a sede do Comitê Olímpico Internacional, e de lá vai para o Brasil, onde chega no dia 5 de maio, em Brasília. Passará por 329 cidades em todos os estados até chegar no Rio de Janeiro, quatro meses depois. Serão cerca de 90 dias de revezamento, 20 mil quilômetros percorridos, além de 10 mil milhas aéreas, com 12 mil condutores.

A chama olímpica é um importante símbolo na história dos Jogos Olímpicos e representa a paz, a união e a amizade, e é conduzida através da Tocha, em um grande revezamento que leva a mensagem Olímpica para além da cidade-sede e que termina com o acendimento da pira na Cerimônia de Abertura dos Jogos, que será no dia 05 de agosto no Rio de janeiro.

Confira o roteiro da tocha na Bahia

19/05/2016 – BA – Teixeira de Freitas, Itamaraju, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro
20/05/2016 – BA – Eunápolis, Itapetinga, Vitória da Conquista
21/05/2016 – BA – Itambé, Floresta Azul, Ibicaraí, Itabuna, Ilhéus
22/05/2016 – BA – Itacaré, Camamu, Ituberá, Cairu, Morro de São Paulo, Valença
23/05/2016 – BA – Lençóis, Chapada Diamantina
24/05/2016 – BA – Salvador
25/05/2016 – BA – Feira de Santana, Riachão do Jacuípe, Capim Groso, Senhor do Bonfim26/05/2016 – BA – Jaguarari, Juazeiro, Sobradinho

Deixe uma resposta