Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

No aniversário de 517 anos, rio São Francisco ganha homenagens e ação de preservação

(Foto: Reprodução/Internet)

O dia 4 de outubro é marcado pelo aniversário do rio São Francisco, que em 2018 celebra 517 anos. Peça fundamental para o desenvolvimento de Petrolina e Juazeiro, o Velho Chico recebeu homenagens da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) petrolinense e do artista juazeirense Maurício Dias, o Mauriçola.

A CDL chamou o Velho Chico de “Tesouro nacional de relevância histórica, econômica, social e ecológica”, em sua homenagem. Já Mauriçola utilizou a música como forma de parabenizar os 517 anos do rio.

Ações de preservação

Hoje também se comemora o Dia Mundial da Natureza e o Dia dos Animais. Durante a manhã foi realizada uma trilha ecológica na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro e uma ação de preservação do Velho Chico, na Ilha do Fogo.

Os eventos foram organizados pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), através da Escola Verde. O professor Paulo Ramos, idealizador do programa comentou as ações. “São duas atividades programadas para nós fazermos uma sensibilização e uma conscientização de cuidar do nosso rio”, disse ao programa Super Manhã com Waldiney Passos.

Apesar de haver uma data específica, o professor destaca a importância do cuidado diário com o rio. “Nós devemos ter esse cuidado cotidiano, não podemos esmorecer e relegar a importância das mobilizações e reflexões”, destacou.

Confira a seguir a música Água Doce, de Mauriçola:

Deixe uma resposta