Nível da barragem de Sobradinho pode atingir 40% em abril

Com aumento da vazão, nível do rio subiu em vários pontos de Juazeiro e Petrolina (Foto: Reprodução)

Nos três primeiros meses de 2018 a chuva registrada em Juazeiro, Petrolina e região contribuiu para a recuperação do nível da barragem de Sobradinho. Segundo dados apresentados pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), o reservatório pode alcançar 40% ainda nesse mês.

LEIA TAMBÉM:

Vazão da barragem de Sobradinho sobre para 600m³/s a partir de maio, garante ANA

Há um ano esse nível era uma realidade distante, já que Sobradinho alcançou o seu nível mais baixo, de 2%. Até a quarta-feira (25), o volume útil da barragem era de 37, 91%. A afluência (entrada) era de 1150 m³/s e a defluência (saída) ficou em 1198 m³/s. No início da semana a Agência Nacional de Águas (ANA) autorizou a Chesf a aumentar o volume da vazão.

Segundo dados coletados pelo Laboratório de Meteorologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro a chuva acumulada no ano foi, até o momento, de 185,1 mm e em Petrolina, 194,1mm. Essa precipitação, somada às chuvas na Serra da Canastra (MG), na nascente do rio São Francisco contribuem para a recuperação do reservatório de Sobradinho.

Deixe uma resposta