No Piauí já foram registrados 115 caso de H1N1

Gripe

As amostras colhidas no Piauí estão sendo analisadas em São Paulo. Foto: ilustação

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de janeiro até agora, já foram notificados 115 casos, sendo 10 deles oriundos de pacientes do Maranhão. De acordo com o relatório epidemiológico semanal, os municípios com maior registro da doença são: Teresina, José de Freitas, Parnaíba e Timon (MA).

A coordenadora de Epidemiologia, Amélia Costa, cita que “até o dia 20 de maio, mantiveram-se notificados 11 óbitos suspeitos de H1N1, o que corresponde a 9,6% do total”. Ela explica que “as amostras coletadas desses pacientes estão sendo processadas no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, que é o serviço de referência para este agravo.

Acredita-se que o retardo no recebimento dos resultados deve-se a demanda elevada do número de casos”. Do total de notificados, dois já tiveram resultado laboratorial confirmados para H1N1, catorze para Síndrome Respiratória Aguda Grave(SRAG) não especificada, um caso foi isolado o Adenovírus e 98 aguardam resultados laboratoriais para o seu encerramento.

Para evitar, lave frequente as mãos, principalmente antes de consumir algum alimento, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, evitar compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.

Com informações da Ascom

Deixe uma resposta