Nova creche é inaugurada no Salitre, em Juazeiro

(Foto: ASCOM)

(Foto: ASCOM)

O secretário de Educação e Esportes de Juazeiro (BA), Clériston Andrade, inaugurou nesta sexta-feira (18), a 20ª Escola Municipal de Educação Infantil – EMEI, na comunidade da Passagem do Sargento, no Salitre, zona rural do município. A comunidade recebeu o equipamento em clima de festa e com manifestações de agradecimento.

Acompanhado do prefeito eleito de Juazeiro, Paulo Bomfim, do deputado estadual Zó, do presidente da Câmara de Vereadores Damião Medrado e de lideranças comunitárias, o secretário da SEDUC destacou os avanços na Educação nos últimos oito anos durante a gestão do prefeito Isaac Carvalho.

“Essa creche é mais uma conquista da população do Salitre, que durante uma reunião nos mostrou a necessidade de implantarmos a EMEI aqui na Passagem do Sargento. Então centramos esforços e agora conseguimos ampliar, reformar e climatizar o antigo prédio onde funcionava uma escola de ensino fundamental e ofertar vagas em uma etapa importantíssima do ensino para o desenvolvimento da criança”, ressaltou Clériston Andrade.

A gestora da EMEI Passagem do Sargento, Eliane Matos, contou que as mães não tinham onde deixar os filhos para trabalhar. “Com este equipamento os pais vão poder trabalhar tranquilos sabendo que as crianças estão sendo bem tratadas, alimentadas e recebendo uma educação de qualidade com uma equipe de professores preparados. O prefeito está de parabéns por atender a essa importante demanda da comunidade do Salitre, especialmente aqui na Passagem do Sargento”, relembrou a gestora da creche.

O deputado Zó ressaltou que o prefeito Isaac é o melhor gestor da história política de Juazeiro. “Ele cuidou da Educação como nenhum outro prefeito, além de outras áreas, como abastecimento de água, infraestrutura e habitação. E a partir de 2017 Paulo Bomfim vai continuar trabalhando por nossa cidade contando o meu apoio na Assembleia para juntos buscarmos melhorias para o nosso município”.

A moradora da comunidade Ana Carla, disse que já deixou vários empregos porque não tinha quem cuidasse dos filhos. “Agora os meus filhos de 2 e 3 anos vão poder estudar na creche e eu vou trabalhar sossegada para ganhar um salário e ajudar meu esposo nas despesas da família”, contou a dona de casa.

De 2009 até o momento foram reformadas, ampliadas e climatizadas 95 unidades escolares municipais; foram entregues 20 novas creches; o professor recebeu 153% de aumento salarial; a frota do transporte escolar melhorou; foi implantada a Escola de Formação de Professores, e esses avanços possibilitou que Juazeiro diminuísse a evasão escolar de 6,2% para 1.6%, e elevasse o IDEB para 4.9, atingindo a meta estabelecida para 2021, ficando entre as 10 cidades da Bahia com o melhor IDEB.

Depois da solenidade, o secretário Cleriston e as autoridades presentes descerraram a placa e conheceram as instalações da nova creche, que irá atender cerca de 100 crianças da região do Alto Salitre. Estavam presentes também os vereadores Tiano Félix, Alex Tanuri e o líder comunitário da Passagem do Sargento, Adenilson Gonçalves.

Com informações da ASCOM

Deixe uma resposta