Nova licitação do transporte coletivo é tema de Audiência Pública nesta sexta-feira (20), em Petrolina

(Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (20) a Câmara de Vereadores recebe uma Audiência Pública promovida pela Prefeitura de Petrolina. O tema do encontro, marcado para 8h, é a nova licitação pública sobre o transporte coletivo. Entre os convidados estão o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) e a comunidade petrolinense.

O secretário-executivo da AMMPLA, José Carlos participou do programa Super Manhã dessa quarta-feira (18) e falou sobre a licitação. “A intenção é que as empresas participem com garantias de que realmente vão operar um sistema que é viável tecnicamente e economicamente. Em contrapartida o poder público vai ter realmente o controle efetivo do sistema, nesse edital será colocado também o sistema de avaliação das empresas que ganharam essa licitação”, destaca o secretário-executivo.

Demandas populares

Segundo José Carlos, a Audiência Pública é um momento para ouvir a população antes de iniciar de fato o processo licitatório. “A licitação é pública, o edital vai ser publicado posteriormente ao fechamento dessa etapa da Audiência Pública e recebimento das propostas da população, feito isso publica-se o edital e as empresas que se interessarem em participar vão ver as exigências, mas só poderão participar as empresas que atendem os requisitos que estão impostos no edital”, explicou.

De acordo com o secretário-executivo da AMMPLA, a atual concessão pública está vencida. Entre as novidades impostas pelo município está o fim da validade dos créditos, o que permitirá a utilização do mesmo, à medida que a empresa fizer o transporte dos passageiros. Hoje o empresário recebe na hora o dinheiro, o que não reflete na qualidade do serviço prestado, segundo José Carlos.

Renovação da frota

A AMMPLA estima que 80% da frota seja renovada. Os veículos devem conter rampas de acesso aos cadeirantes, ar condicionado e dessa forma, o serviço seja melhorado. “Petrolina é uma cidade quente e hoje todas as cidades estão colocando nas licitações essa demanda”, disse José Carlos.

Depois da publicação do edital, existe um prazo de 45 dias para a seleção do vencedor. A empresa escolhida assinará o contrato e terá um prazo de 180 dias para aquisição de veículos. Caso não haja nenhum percalço jurídico, entre janeiro de 2019 a nova empresa pode estar operando em Petrolina.

Deixe um comentário