“Novembro Azul”: na luta para prevenir o câncer de próstata, especialista sugere hábitos saudáveis

Em entrevista ao Blog Waldiney Passos, o urologista, Juan Carlos López dá dicas para prevenir o câncer de próstata. (Foto: Arquivo Pessoal)

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens e causa da morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Somente entre 2016 e 2017, mais de 61 mil novos casos foram registrados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). Para este ano, o Inca prevê 68 mil novos casos.

De acordo com o urologista, Juan Carlos López a prevenção é importante por que, através desses cuidados as chances de melhora aumentam. “A partir do momento que se faz a prevenção, consegue-se diagnosticar precocemente a doença e com isso conseguimos chegar à cura dos pacientes”, disse.

Em entrevista ao Blog Waldiney Passos, o especialista listou as principais dicas de prevenção. Confira:

Consulta anual

Se o tumor for detectado precocemente as chances de cura do câncer de próstata são de 90%, por isso, é fundamental ir ao médico regularmente. “A consulta com o urologista anualmente é importante. Nos casos suspeitos, recomenda-se que o paciente se consulte de seis em seis meses. Na consulta, são solicitados os exames responsáveis pelo diagnóstico da doença”.

Alimentação saudável

Segundo o urologista, já está comprovado que a alimentação saudável previne o câncer. “O consumo de alimentos ricos em vitamina A, Selênio, Zinco, Licopeno e Ômega 3, é uma maneira de prevenção”, disse.

“O consumo de gorduras acarreta o aumento de incidência de câncer de próstata, processos infecciosos, e doenças venéreas implicam no desenvolvimento do câncer”, alertou o especialista.

Exercícios físicos regulares

De acordo com Juan, a mudança do estilo de vida ajuda muito. A prática de atividade física regular é importante. É sabido que a obesidade, acompanhada de uma alimentação pouco saudável é um fator de risco para o possível desenvolvimento do câncer de próstata.

Deixe uma resposta