Novo bombardeio dos EUA no Iraque deixa mortos em Bagdá

(Foto: Reprodução/Twitter)

A escalada entre Estados Unidos e Irã prosseguiu nesta sexta-feira (sábado no Iraque). No momento em que Teerã prepara, com grande pompa, o enterro do poderoso general Qasem Soleimani, morto na véspera por um drone americano, um novo ataque aéreo americano ocorre contra um comandante da milícia iraquiana pró-Irã Hashd al-Shaabi, no norte de Bagdá,

Pouco depois de o presidente americano, Donald Trump, garantir que não procura a guerra com o Irã, Washington voltou a atacar no Iraque. Um policial informou que há “mortos e feridos” no bombardeio aéreo no norte de Bagdá contra um comboio das Forças de Mobilização Popular (Hashd al-Shaabi).

Trump disse na última sexta-feira (3) que o general Soleimani foi morto quando estava prestes a atacar diplomatas americanos, mas insistiu em que Washington não visa derrubar o governo de Teerã. “Soleimani estava tramando ataques iminentes e sinistros contra diplomatas e pessoal militar americanos, mas o pegamos no ato”, disse Trump na Flórida.

Referindo-se a esta personalidade iraniana – assassinado em um ataque com drone em Bagdá – como um “doente”, Trump tentou reduzir as tensões, insistindo em que não quer guerra com o Irã.

“Não agimos para iniciar uma guerra”, disse Trump em pronunciamento na Flórida. “Nós não buscamos a mudança do regime”.

Com informações do Jornal do Commercio

Deixe um comentário