Nutricionista dá dicas sobre consumo de alimentos tradicionais da páscoa 

Na semana de Páscoa, seja nos almoços, jantares ou nos demais encontros entre familiares e amigos, certamente vamos encontrar alguns alimentos tradicionais desta época. Dentre eles, com certeza teremos chocolate, vinho e peixe, estes dois últimos, juntamente com o pão, vêm da tradição religiosa cristã. Diante destas delícias, muitas pessoas perdem o controle e acabam exagerando, o que nunca é aconselhado. Porém, consumidos com moderação, todos eles trazem muitos benefícios para saúde.

A nutricionista do IMIP, Laila Brasil, recomenda o consumo de 15 gramas de chocolate por dia, isso representa mais ou menos três quadradinhos de uma barra. Dê preferência a chocolates amargos, que têm menos açucares e mais cacau.

O peixe é um dos alimentos mais aconselhados por nutricionistas e deve fazer parte do cardápio o ano inteiro, pois é rico em Ômega 3, gordura boa que vai aumentar o colesterol HDL (bom) e reduzir o LDL (ruim), além de ser fonte de proteína e possuir efeito antioxidante.

O vinho é a bebida da Páscoa, e como é alcoólico, é preciso lembrar que excessos são muito prejudiciais. A especialista em nutrição recomenda um cálice diário de Vinho do Porto, que inclusive harmoniza com chocolates.

Deixe um comentário