Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Nutricionista garante alimentação balanceada na rede municipal de ensino de Petrolina

Aliado ao trabalho referente à alimentação dos alunos, ações de prevenção à saúde são praticadas nas unidades. (Foto: Divulgação)

A merenda escolar é uma preocupação constante da gestão municipal nas escolas e creches da Rede municipal de ensino de Petrolina. Profissionais atuam para garantir uma alimentação saudável para os estudantes.

De acordo com a nutricionista do programa de Primeira Infância, Geórgia Freitas, o cardápio é variado e elaborado para atender a necessidade da reposição de calorias e nutrientes necessários para o adequado desenvolvimento físico e intelectual do estudante.

“A escola como espaço de aquisição de conhecimentos e valores, desempenha um papel fundamental na formação dos hábitos alimentares das crianças, com a promoção de uma alimentação equilibrada e balanceada, promovendo a saúde e prevenindo contra as doenças, pois uma alimentação inadequada, rica em sódio, açúcar e produtos industrializados podem acarretar consequência à saúde na infância e progredir para vida adulta”, explica.

Aliado ao trabalho referente à alimentação dos alunos, ações de prevenção à saúde são praticadas nas unidades. A equipe de nutricionistas desenvolve palestras, orientações e auxilia no processo de ensino e aprendizagem abordando o tema alimentação e práticas saudáveis de vida no currículo escolar.

Segundo Izabel Caroline Rodrigues de Macêdo, nutricionista responsável pela merenda escolar na Rede, o trabalho desenvolvido pela equipe nutricional visa combater distúrbios nutricionais, como a obesidade e a desnutrição, programas voltados à melhoria da alimentação nas escolas. “A alimentação escolar pode contribuir decisivamente para a melhoria das condições nutricionais de crianças, diminuindo deficiências nutricionais e outros agravos relacionados ao consumo alimentar inadequado, protegendo e melhorando significativamente o desempenho escolar, favorecendo crescimento e desenvolvimento adequados”, conta.

Segundo a prefeitura, o cardápio da Rede municipal oferece uma variedade de mantimentos (cereais, frutas, verduras, legumes, carne, frango, ovos e pães), distribuído de forma mensal nas unidades escolares e semanal nas unidades do Nova Semente, para atender as cinco refeições para alunos em tempo integral, duas para estudantes da educação infantil e uma para ensino fundamental e Educação de Jovens  e Adultos, como preconiza as determinações do Ministério da Educação.

Deixe uma resposta