Operação Mandacaru: Crime ambiental é registrado em Petrolina e em outras três cidades do Sertão

O desmatamento irregular, resultou na aplicação de 14 autos de infração que, juntos, somam uma multa de R$ 430 mil. (Foto: Ilustração)

Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis em Pernambuco (Ibama-PE) localizaram expressivas clareiras em Petrolina, Afrânio Bodocó e Serra Talhada. A área desmatada equivale a 425 hectares.

A Operação Mandacaru, resultou na aplicação de 14 autos de infração que, juntos, somam uma multa de R$ 430 mil. O trabalho dos fiscais durou duas semanas (8 a 20 de outubro), mas o balanço foi divulgado na última sexta-feira.

O chefe de fiscalização do Ibama-PE, Amaro Fernandes, destaca que a vistoria foi exitosa porque, diferentemente das anteriores, o órgão ambiental teve apoio de imagens captadas por satélites. O método inovador é utilizado em fiscalizações feitas na Amazônia e agora está sendo replicada para toda a Caatinga nordestina

“Essa ferramenta, sem dúvidas, facilitou nosso trabalho ao dar uma maior precisão na identificação desses pontos desmatados. Eles foram confirmados em campo e os responsáveis, autuados. Além desses municípios, nossa equipe identificou desmate em Queimada Nova, no Piauí”, complementa.

Com informações do FolhaPE

Deixe um comentário