Palestra discute neoliberalismo na universidade pública

neoliberalismo

Com o título “O neoliberalismo na Universidade Pública: o pensamento de Noam Chomsky”, será ministrada nesta sexta-feira (3), na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), mais uma palestra do projeto de extensão “Colóquios na Univasf”. O evento acontecerá às 16h, no auditório do Instituto de Pesquisa em Ciência dos Materiais (IPCM), Campus Juazeiro (BA). A participação no colóquio é gratuita e aberta a toda a comunidade.

O projeto é coordenado pelo professor do Colegiado de Engenharia Elétrica Helinando de Oliveira e tem como objetivo discutir a ciência e todos os aspectos sociopolíticos e culturais envolvidos na produção do conhecimento. Durante o colóquio desta semana, serão apresentadas as ideias do pensador Noam Chomsky e a sua abordagem sobre a influência do neoliberalismo nos diversos ramos da sociedade, principalmente no que se refere à universidade pública.

Segundo o professor Oliveira, que irá realizar a palestra, será discutido o que esta linha ideológica pode provocar nas universidades brasileiras. “Sob os holofotes das grandes corporações, a formação de pessoas passaria a ser focada na produção de potenciais consumidores em substituição ao convencional papel de formação de cidadãos que aprendam a aprender”, explica.

Ainda conforme Oliveira, as implicações de um processo progressivo de cortes de investimento na universidade serão discutidas. Para ele, é fundamental manter a universidade viva, forte e acessível a todo cidadão. “Este processo pode ser irreversível e carece de uma discussão aprofundada por toda a comunidade universitária”, destaca.

Com informações de Ascom

Deixe uma resposta