Palestra sobre doação de medula óssea acontecerá nesta quarta (08) na Univasf

imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa

Estudantes do curso de Farmácia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promovem uma campanha para incentivar a doação de medula óssea e conscientizar a comunidade sobre a importância deste ato. A mobilização terá início nesta quarta (08), às 18h30, com uma palestra aberta ao público, no auditório da biblioteca do Campus Centro, em Petrolina (PE). A campanha, intitulada “Seja um de Doador de Medula Óssea”, tem como foco inicial cadastrar servidores e alunos da instituição para se tornarem futuros doadores.

A palestra de logo mais à noite será ministrada por uma assistente da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba). A iniciativa tem como objetivo explicar toda a campanha e os passos para se realizar a doação, desde o cadastro inicial para integrar a lista nacional de doadores, o Redome, até as etapas de doação. Professores do Colegiado de Farmácia (Cfarm) vão  tirar dúvidas dos presentes.

A campanha realizará cadastramento de doadores nos dias 14, 15 e 16 de junho, das 8h às 13h, no bloco de salas de aula, Campus Centro. Os interessados deverão preencher uma ficha e realizar a coleta de sangue. “As pessoas não precisam ter medo desta etapa inicial. É muito simples. Depois você pode ou não vir a ser doador de medula”, esclarece a estudante de Farmácia Ana Flávia Carvalho, uma das organizadoras da ação.

Ana Flávia ressalta que é importante conscientizar a comunidade sobre o valor desse gesto simples, mas que salva vidas. “Percebemos a necessidade de falar sobre a importância da doação de medula óssea, pois quanto mais doadores mais chances de sucesso no tratamento de pessoas que sofrem de doenças como a leucemia. E estamos colocando em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula”, diz.

Com informações da Assessoria

Deixe uma resposta