Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Parceria entre Embrapa e Chesf fortalece agropecuária em Casa Nova

(Foto: Ascom Embrapa)

Produtores familiares de Casa Nova estão sendo beneficiados por uma ação conjunta da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).

As atividades do projeto “Ações de desenvolvimento para produtores agropecuários do entorno dos parques eólicos de Casa Nova (BA), têm foco na sustentabilidade da agropecuária na região, envolvendo sistemas de produção de importância econômica, social e ecológica.

Desde janeiro desse ano a Embrapa realizou entrevistas com 72 produtores no entorno dos parques eólicos de Casa Nova, para selecionar áreas de instalação dos Campos de Aprendizagem Tecnológica (CATs). Também foram distribuídas sementes de culturas alimentares da região, para ajudar no cultivo das plantações durante o período chuvoso.

Ação conjunta

A Embrapa Semiárido busca materializar métodos, meios e instrumentos de incorporação dos resultados da pesquisa aos sistemas de produção agropecuários. O foco é melhorar a produtividade, reduzir custos de produção e melhorar a qualidade de vida dos produtores familiares.

Cabe a Chesf financiar as ações do projeto e a Prefeitura de Casa Nova também integra a parceria, disponibilizando profissional para condução dos trabalhos de campo e mediação das ações entre os pesquisadores e agricultores.

“Nossa intenção é aproximar os processos de inovação e de participação, pois grande parte do projeto vai ser desenvolvido em pequenas áreas de demonstração ou de experimentação técnica, em propriedades de agricultores ou entidades com perfil agregador e multiplicador”, destaca o pesquisador da Embrapa Semiárido Rebert Coelho Correia

Deixe uma resposta