Parceria entre instituições irá beneficiar pequenos produtores rurais de São José do Belmonte

(Foto: Ascom)

Um convênio assinado e firmado na última quinta-feira (30/07) entre a Escola Técnica Estadual de São José do Belmonte (ETE), Universidade federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE/UAST), Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), Secretaria Municipal de Agricultura, Sindicato de Trabalhadores Rurais de São José do Belmonte (STTR) irá beneficias agricultores e agricultoras familiares.

A parceria tem como objetivo beneficiar produtores rurais da agricultura familiar do Município de São José do Belmonte com a prestação de serviços de assistência técnica rural.

“A Escola Técnica já realiza parcerias com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e a Prefeitura, desde 2018, quando conseguimos organizar a feira de produtos agroecológicos no Município. Hoje conseguimos a assistência técnica para melhorar a produção agrícola dos Agricultores”, relatou o Engenheiro Agrônomo, Professor e Coordenador do Curso Técnico em Agroecologia da Escola Técnica, Gleymerson Almeida.

A assistência técnica agrícola sempre foi algo reivindicado pelos produtores, porém em razão de recursos indisponíveis, não foi possível implementar anteriormente. Com a parceria, a Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica de Serra Talhada e a Escola Técnica irão disponibilizar estudantes concluintes dos cursos de Engenharia Agronômica e Agroecologia, para fazer o acompanhamento necessário aos agricultores familiares, sob a orientação da professora da UFRPE/UAST, Rosa Honorato e do Professor da ETE, Gleymerson Almeida.

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São José do Belmonte irá fornecer o apoio necessário à logística para as visitas ocorrerem. “Esta parceria com o meio acadêmico é de grande importância para fortalecer o potencial agrícola que temos. Enquanto representante da das/os trabalhadoras/es , creio que esta parceria proporcionará melhorias na produção agrícola do nosso Município”, destacou a Presidente licenciada do STTR de São José do Belmonte, Josivania Souza.

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural sustentável e a Prefeitura irão oferecer o suporte para oficializar o estágio dos Estudantes, além do suporte com a infraestrutura para comercialização da produção agrícola já proporcionada. “Esse conjunto de parceiros vem fortalecer ainda mais os produtores de hortaliças agroecológicas. Só vem a somar, pois já tínhamos a parceria com a ETE por meio do Professor Gleymerson, e agora espero que esta parceria permaneça por muito tempo para fomentar a produção dos nossos agricultores familiares”, declarou o Presidente do CMDRS, Cícero Jean.

Inicialmente a assistência irá começar com os produtores de hortaliças agroecológicas tendo em vista o meio de produção mais sustentável onde requer um acompanhamento mais dedicado na produção agrícola. “Para mim, a parceria foi muito proveitosa, agradeço desde já a todos”, disse uma das produtoras agroecológicas que recebeu a visita técnica.

Deixe uma resposta