Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Parceria entre órgãos governamentais está viabilizando limpeza, ampliação e requalificação de reservatórios de água em municípios baianos

Distrito de Pinhões, Juazeiro (BA). (Foto: ASCOM)

Através do Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) e de convênio com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR), os municípios consorciados ao Constesf estão iniciando obras de limpeza, requalificação e ampliação de reservatórios de água como barreiros, barragens e açudes.

As obras visam preparar os reservatórios para armazenar o máximo de volume possível de águas das chuvas para que as famílias de comunidades rurais continuem abastecidas durante os períodos de estiagem.

Os municípios de Juazeiro e Uauá já iniciaram os serviços, que já está beneficiando comunidades inteiras captando e armazenando a água das últimas chuvas que caíram na região.

As obras também serão realizadas em Curaçá, Casa Nova, Sobradinho, Pilão Arcado, Sento Sé, Remanso, Canudos e Campo Alegre de Lourdes, aumentando a capacidade de armazenamento de água nos reservatórios e beneficiando uma maior quantidade de famílias.

Segundo o Presidente do Constesf e Prefeito de Canudos, Genário Rabelo, esse é mais um projeto em execução com o objetivo de garantir condições dignas de convivência com o semiárido.

“Assim como o Projeto Cisternas, esse é mais um convênio conquistado pelo Constesf que busca dar melhores condições de vida e trabalho para famílias de comunidades rurais. Com os reservatórios recuperados e aptos para captar e armazenar mais água há uma melhoria da oferta hídrica nos municípios do semiárido, fundamental para a manutenção da nossa agricultura e pecuária”, disse.

Deixe uma resposta