Parceria entre prefeitura e UPE leva serviços de fisioterapia ao Cras do João de Deus

(Foto: ASCOM)

Uma parceria entre a prefeitura e a Universidade de Pernambuco (UPE) está levando saúde e cidadania aos usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), em Petrolina.  Nesta quarta-feira (8), o Cras do bairro João de Deus recebeu a segunda   intervenção de fisioterapia cardiovascular promovida pelos estudantes da UPE.

Durante a ação, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, foram oferecidos serviços gratuitos à comunidade como aferição de pressão, teste de glicemia, pesagem, além de exercícios preventivos, alongamentos e orientações sobre os fatores de risco cardiovascular.

De acordo com a coordenadora de Proteção Social Básica, Francinete Maria Panta, as ações são uma maneira de fortalecer a rede de serviços disponíveis nas unidades dos Cras da cidade. “Os Cras já têm um papel muito importante dentro das comunidades. É por meio deles que abrimos as portas da assistência social e parcerias como estas, que levam serviços gratuitos, são uma forma de fortalecer as ações preventivas”, disse.

Os Cras são espaços públicos destinados a desenvolver e articular ações de proteção social básica. Nesses centros, pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social recebem apoio profissional, que pode ser desde um acompanhamento psicólogo,  até um suporte para ter acesso a programas sociais. Além destes serviços, também são realizadas atividades de projetos  como o ‘Vovô Amigo’ no qual os idosos levam contação de histórias infantis às crianças da comunidade.

​​

Deixe um comentário