Pátio de Prova Prática do Detran/PE serve de modelo para outros estados

reunião detran pe

“O novo circuito de prova prática começa pela Baliza, seguindo com o Circuito de Rua, passa pelo cruzamento e pela sinalização semafórica, garagem e finaliza com a rampa, além de dois protótipos de bicicleta ao longo do percurso”, destacou Charles Ribeiro- diretor do Detran/PE.Foto: Paulo Maciel

O Diretor Presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, Charles Ribeiro, acompanhado do Diretor Geral, Sebastião Marinho, recebeu hoje (21), em seu gabinete, Rodrigo Rezende e Gustavo Vieira, respectivamente, Gerente de Habilitação e Exame de Trânsito e Tecnologia da Informação do Detran de Goiás, que vieram conhecer o pátio de provas práticas.

Na oportunidade, foi apresentado a tecnologia que está sendo usada nos carros, que foram equipados com leitura biométrica, câmeras de alta definição, tablets, microfones e sensores telemétrico. As câmeras de auto definição registram em áudio e vídeo todas as etapas da prova prática. Além disso, quatro câmeras internas, em conjunto com câmeras externas instaladas nos pontos principais do circuito, permitem o monitoramento total dos exames. Já os leitores biométricos são responsáveis pela auto indicação dos candidatos e examinadores, com tablets apontando as possíveis infrações cometidas pelos candidatos, que implicam na reprovação. São elas: afivelamento do cinto de segurança; ajuste do retrovisor; fechamento das portas; interrupção de funcionamento do motor; sinalização de mudança de direção; acionamento da embreagem e freios; colisão no protótipo de baliza e não respeitar a distância de 1,5 metros do protótipo de bicicleta.

Além da tecnologia dos carros, todos os pátios de prova prática do Órgão estão sendo modernizados. Segundo Ribeiro, o objetivo da ação é o condutor do amanhã, para que o motorista aprenda realmente a conduzir um veículo com as aulas ministradas pelos Centros de Formação de Condutores – CFC’s, dando mais segurança para os examinadores e candidatos. “O novo circuito de prova prática começa pela Baliza, seguindo com o Circuito de Rua, passa pelo cruzamento e pela sinalização semafórica, garagem e finaliza com a rampa, além de dois protótipos de bicicleta ao longo do percurso”, destacou Ribeiro.

Estiveram presentes na reunião a Gerente de Habilitação de Condutores, Silvana Ferraz, e sua equipe.

Deixe um comentário