Patrulha da Mulher: Prefeitura de Petrolina capacita servidores que irão atuar no combate à violência doméstica   

(Foto: Jonas Santos)

Nos últimos preparativos para lançar o programa ‘Patrulha da Mulher’, em combate à violência doméstica, a Prefeitura de Petrolina qualificou agentes da Guarda Civil que irão atuar diretamente com o público. Ao todo, na última sexta-feira (15), 30 servidores municipais passaram pela formação, que permitirá uma conduta diferenciada neste tipo de ocorrência.

Durante o curso preparatório, os Guardas Civis puderam aprender mais sobre: as políticas públicas para as mulheres nas esferas municipal, estadual e nacional; gênero; cidadania; relações de gênero; violência contra a mulher; Lei Maria da Penha e Rede de Atendimento à Mulher em situação de violência doméstica e familiar.

“A formação para os servidores e servidoras da Guarda Civil vem para garantir aos profissionais, que irão atuar na ‘Patrulha da Mulher’, o nivelamento sobre as políticas públicas. Dentro deste contexto, assegurar  uma atuação humanizada, de qualidade e livre de estereótipos que reforçam a violência de gênero”, explica a secretária executiva de Direitos Humanos, Juventude, Mulher e Acessibilidade, Bruna Ruana.

A capacitação contou como mediadoras, a assessora jurídica do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CEAM),Talita Andrade; a delegada da Mulher, Raquel Rabelo; a Tenente da Polícia Militar da Patrulha Maria da Penha de Juazeiro,  Dalet Andrade e da gestora da secretaria executiva, Bruna Ruana.

A ‘Patrulha da Mulher’ é um programa que será implantado pela Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, pela coordenação da Secretaria Executiva da Mulher e Acessibilidade. A previsão é que comece a atuar ainda este mês no município.

Plantão Mulher 

Para enfrentar esse tipo de violência, a Prefeitura de Petrolina disponibiliza o “Plantão Mulher” para oferecer acolhimento social a vítimas de violência, com psicóloga, assistente social e advogada. O serviço é oferecido nas segundas-feiras, das 8h às 12h, no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), que fica localizado na Avenida Gilberto Freire, s/nº, Vila Mocó.

Deixe um comentário