Paulo Afonso na luta contra exploração e turismo sexual de crianças e adolescentes

campanha

A Prefeitura está empenhada em combater a exploração e o turismo sexual contra crianças e adolescentes no município. Uma série de atividades coordenadas pela secretaria de Desenvolvimento Social estão sendo realizadas em toda a cidade. A campanha envolve órgãos que atuam no município como: Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, CREAS, Centro de Referência da Mulher e Polícia Civil.

A comissão organizadora das ações orienta que, qualquer pessoa que tenha suspeita ou conhecimento de algum caso de criança ou adolescente vítima de abuso ou violência sexual, deve denunciar às autoridades competentes. Não é preciso se identificar. As denúncias podem ser feitas a qualquer das instituições abaixo:

Disque denúncia: 0800 285 3336 – Conselho Tutelar;

Disque 100: por telefone ou e-mail [email protected];

Escola: com professores, orientadores ou diretores;

Delegacias especializadas ou comuns;

Polícias Militar, Federal ou Rodoviária Federal;

Número 190;

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente: 75-3282 2684

Violência – Exploração sexual é a utilização de crianças e adolescentes para fins sexuais, mediada por lucro, objetos de valor ou outros elementos de troca. No contexto da prostituição, esse crime normalmente envolve rede de aliciadores, agenciadores, facilitadores e demais pessoas que dele se beneficiam financeiramente.

Outra prática criminosa que preocupa autoridades policiais e judiciárias do mundo inteiro é o turismo com motivação sexual. É a exploração sexual de crianças e adolescentes praticada por turistas estrangeiros ou do próprio país, normalmente com o envolvimento, cumplicidade ou omissão de proprietários ou funcionários de estabelecimentos comerciais de diversos tipos, como hotéis e pousadas.

Com informações da Prefeitura de Paulo Afonso

Deixe uma resposta