PCdoB é homenageado durante sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Juazeiro 

(Foto: Ascom)

Na noite de segunda-feira (25), a Câmara Municipal de Juazeiro (BA) fez uma homenagem ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) que completou 97 anos no dia 22 de março. O Presidente da Casa, Alex Tanuri (PSL) e os vereadores, Inaldo Loiola (PCdoB), Anastácio (PCdoB) e Reinaldo Sabino (PCdoB) se pronunciaram e parabenizaram o partido, lembrando grandes feitos da legenda pelo país e no município.

Alex Tanuri foi o primeiro a falar da importância do PCdoB para Juazeiro. “Queria parabenizar o Partido Comunista do Brasil, que há 10 anos faz a gestão do município caminhando para o 12º e com fé em Deus o 16º. Tem história no Brasil, na Bahia e já fez história em Juazeiro desde 2009. É uma gestão que ensinou ao povo da Bahia como se trabalha”, disse.

Já Inaldo Loiola lembrou das principais características da ideologia o partido. “Exatamente há 97 anos era fundado o Partido Comunista do Brasil, partido que enfrentou vários problemas durantes sua existência. É um partido perene e que tem DNA, tem história da qual me orgulho muito em participar. É o único partido que fui filiado e hoje estou vereador nesta casa”, comentou.

Por sua vez, o vereador Anastácio, utilizou a tribuna e homenageou as mulheres do partido que estão em cargos de liderança na gestão municipal. “Sabemos da importância do PC do B em defesa da democracia, dos direitos adquiridos. Eu quero mais do que nunca agradecer as mulheres do partido que nos representam nas secretarias”, disse.

Reinaldo Sabino ressaltou que Juazeiro hoje é uma cidade diferente. “Queria aproveitar o momento para parabenizar o nosso partido e também ao nosso deputado estadual, Zó, um dos grandes combatentes deste partido, um grande guerreiro. Foi ele quem motivou Isaac a ser candidato a prefeito e juntamente com o projeto, Juazeiro hoje é uma cidade diferente, uma cidade ótima para se viver”, concluiu.

A trajetória

Os primeiros anos do Partido Comunista do Brasil, que vão da fundação a 1930, indicam o esforço de criar no país uma cultura socialista. Fundado em 25 de março de 1922, o PCdoB congregou sob a mesma legenda os comunistas até o desmembramento internacional deste movimento, ocorrido a partir do XX Congresso do Partido Comunista da URSS, em 1956. No Brasil, essa cisão atingiu a direção que reconstruiu o Partido dos golpes sofridos pelo Estado Novo de Vargas.

Em 23 de maio de 1985, o Partido Comunista do Brasil conquistou a legalidade, como fruto da democratização, obtendo seu registro no TSE. Nas eleições de 1986, o partido elegeu 5 constituintes. A legalidade abriu uma nova etapa na vida do PCdoB, criando vínculos mais estreitos com o povo e articulação mais complexa de diferentes frentes de luta.

Deixe um comentário