Peças de teatro são apresentadas em praças na cidade de Juazeiro

Cia 2 em Cena - Foto de Adriano Alves

O Teatro invadiu as praças públicas do Vale do São Francisco, nos últimos 26 e 27. O projeto ‘CIRCOlando’, que leva apresentações para pequenas comunidades do Sertão nordestino, aportou em Juazeiro-BA, trazendo dois espetáculos da ‘Cia. 2 em Cena de Teatro, Circo e Dança’, de Recife-PE. Na cidade baiana, as comunidades foram Carnaíba do Sertão e Maniçoba, respectivamente, cada uma recebendo duas sessões gratuitas.

Na primeira, o palco foi montado no meio da rua, na frente da Escola Pedro Dias. Juciara Martins, coordenadora pedagógica, foi criada no distrito e disse que é a primeira vez que chega um espetáculo teatral na comunidade. Ela diz acreditar na arte como transformação social e afirma que “seria bastante interessante se viessem mais espetáculos”. A filha da educadora, a pequena Julia, de 06 anos, responde timidamente acenando com a cabeça que também gostou do espetáculo.

Já em Maniçoba, as sessões dos espetáculos ‘Reprilhadas e Entralhofas – Um concerto para acabar com a tristeza’ e ‘Palhaçadas – Histórias de um circo sem lona’ aconteceram na área da Lagoa da Pedra. O grupo conta também com a participação de uma tradutora em Libras, a fim de promover a inclusão de pessoas com deficiência auditiva nos seus trabalhos.

O projeto, que teve incentivo do Funcultura, chegou ao fim desse circuito e é realizado pela ‘Cia. 2 em Cena’, que planeja continuar viajando com seus espetáculos por lugares onde há pouco acesso às artes cênicas. “O projeto continua. A gente tá captando recursos pra fazer outras cidades e, sempre que a gente puder incluir a cidade de Juazeiro, ela será inclusa”, afirmou o diretor da companhia, Alexsandro Silva.

A companhia continua no Sertão do São Francisco, só que em Petrolina-PE, onde aproveita a passagem pela região para participar do projeto Janeiro Tem Mais Artes do Sesc Petrolina. Para acompanhar todos os detalhes é só acessar a página oficial da ‘Cia. 2 em Cena’ no Facebook, facebook.com/cia2emcena.

Deixe uma resposta