Período chuvoso reforça alerta contra mosquito da dengue em Petrolina e Juazeiro

Atenção deve ser redobrada nesse período de sol e chuva (Foto: Ascom/PMP)

Chuva é sinônimo de água parada e com o sol que faz no Sertão, o ambiente torna-se propício a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Por isso a secretaria executiva de Vigilância em Saúde de Petrolina faz um alerta aos petrolinenses.

A população deve ajudar no combate a dengue, monitorando suas residências. O trabalho, somado ao dos agentes de combate as endemias deve surtir efeito nessa batalha. “Além da chuva que tem caído na cidade, a temperatura também está elevada. Essas são duas condicionantes que aceleram o desenvolvimento do mosquito, pois aumenta a oferta de criadouros e os ovos eclodem rapidamente com as altas temperaturas”, destaca a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

Em Juazeiro (BA) a Vigilância em Saúde lembra que qualquer água empoçada pode virar o criadouro ideal. “É importante o descarte correto da água, do lixo, além da higienização dos vasilhames de plantas, de alimento dos animais e a limpeza dos quintais. É um cuidado individual/coletivo que reflete no bem estar em toda a cidade”, comenta o diretor Klynger Farias.

Deixe um comentário