Pernambuco: atividades econômicas serão flexibilizadas a partir da próxima segunda-feira

(Foto: Ivison Gambarra/SEI)

A partir da próxima semana, o Governo de Pernambuco vai flexibilizar as atividades econômicas em algumas regiões do estado. O anúncio foi feito na coletiva de imprensa de quinta-feira (17) e é resultado da melhoria nos indicadores contra a covid-19.

Grande Recife, Zona da Mata, Agreste e parte do Sertão contemplados

De pronto, a partir da próxima segunda-feira (21.06), até o dia 4 de julho, para as Macrorregiões 1 (Recife, Região Metropolitana, Zona da Mata e parte do Agreste), 2 (Agreste) e a 4 (que inclui Salgueiro, Petrolina e região) o horário de funcionamento de boa parte dos setores poderá se estender até às 22h durante a semana e até às 21h nos fins de semana.

Já na Macrorregião 3 – que engloba as Gerências Regionais de Saúde com sedes em Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada – até o dia 27, as atividades econômicas poderão voltar a funcionar até às 18h, tanto nos dias de semana como aos sábados e domingos.

“As academias terão de fechar às 22h durante a semana, e às 18h nos finais de semana. Além disso, museus, teatros e cinemas poderão voltar a funcionar, com limite de 30% da capacidade. Já os eventos corporativos poderão ser realizados com até 50 pessoas“, informou a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico do Estado, Ana Paula Vilaça.

Redução na solicitação de leitos

O secretário estadual de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo justificou que, mesmo com a desaceleração dos casos, o Comitê de Enfrentamento segue monitorando o Estado. “Nas solicitações de leitos de UTI, houve redução de 16% no acumulado do Estado. A 1ª Macrorregião teve queda de 15%. O Agreste apresentou redução de 30%. A 3ª Macrorregião conseguiu reverter a tendência de alta e encerrou a semana com um cenário de estabilidade, com redução de 4%. Já a 4ª Macrorregião manteve a estabilidade, com uma leve oscilação de oito casos a mais“, destacou.

Macrorregião IV contempla o Sertão, incluindo Petrolina

São contempladas nas mudanças as seguintes gerências:

Geres XI
Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena, Trindade.

Geres XII
Belém de São Francisco, Cedro, Mirandiba, Salgueiro, Serrita, Terra Nova, Verdejante.

Geres VIII
Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista.

Deixe um comentário